A união entre drones e fotografia veio para revolucionar o mercado fotográfico de vez. Essa é uma área com grande demanda e, ainda, com poucos profissionais qualificados. Além disso, o setor está em constante crescimento e deve movimentar cerca de 30 bilhões de dólares nos próximos anos. Então, se você gosta de fotografar e curte tecnologia, confira as dicas a seguir.
Dicas de fotografia com drones
1. Planejamento Fotografar com drones é um trabalho que começa muito antes do clique de cada imagem. É preciso conhecer o local, verificar a previsão do tempo, checar baterias e funcionamento de todo o equipamento, chegar mais cedo para fazer algumas imagens de teste e poder configurar ajustes de iluminação e o que mais se mostrar necessário em cada caso. Além disso, faça um plano de voo para o dia da filmagem, assim você conseguirá aproveitar os melhores ângulos e não perderá nenhum momento importante. Vale prever cenas e realizar voos de reconhecimento de ambiente antes de executar suas filmagens.
2. Segurança
É importante observar a altura do voo, escolhendo uma altitude adequada para registrar as fotos com qualidades, ao mesmo tempo em que se mantém uma distância segura de pessoas e objetos presentes no local. Vale destacar que os drones devem voar apenas em espaços abertos. Além de ser complicado e arriscado manipular o dispositivo em um local fechado, o barulho do voo acabaria distraindo os convidados e afetaria a espontaneidade das fotografias.
3. Iluminação
A posição do sol, objetos que refletem luz no solo, passagem de horário e tantos outros fatores influenciam a iluminação e podem interferir na captura das imagens. Para obter melhores resultados, vale a pena utilizar filtros de lente e fazer testes prévios. Outra opção é acompanhar o voo pela tela do celular ou tablet. Assim, o fotógrafo pode observar a qualidade das imagens em tempo real e ajustar a iluminação quando necessário.
4. Formato
Prefira tirar as fotos no formato RAW. Assim, você pode editar as imagens sem perder qualidade e, então, converter os arquivos para Jpeg. A distância entre equipamento e objeto fotografado pode ser um obstáculo para câmeras de baixa qualidade e, nesses casos, o formato RAW ajuda a compensar e melhora os resultados.
5. Bracketing
Essa técnica consiste em registrar mais de uma foto da mesma cena, fazendo vários cliques seguidos. Dessa forma, é possível garantir que terá imagens de qualidade para entregar ao cliente. Afinal, é comum que algumas imagens sejam descartadas, pois um convidado saiu com o olho fechado, um detalhe ficou desfocado ou outro imprevisto. Observar essas informações em tempo real não é viável, então vale a pena registrar um número maior de imagens e trabalhar esses resultados na pós-produção, editando todas as imagens. Nesse ponto, o formato RAW se mostrará bastante útil e fará a diferença na qualidade do seu trabalho final.