Diferenças entre MAVIC 2 PRO e MAVIC 2 ZOOM
Há muitos recursos novos para falar e uma quantidade ainda maior de perguntas que as pessoas estão fazendo, mas a maior pergunta para a maioria de nós é qual drone comprar e por quê.
Há muitas coisas a considerar. A maioria dessas coisas tem a ver com a câmera e qual é o seu objetivo final.
A melhor escolha para um, pode não ser outro.
Portanto esta é a primeira vez que a DJI lança dois modelos separados de um drone, e não deu à eles uma clara distinção de recursos.
Você terá que pesquisar e ver muitos vídeos.
Mas se você é um fotógrafo / cinegrafista experiente e sabe do que precisa, a escolha deve ficar bem clara no final.
Você pode obter o Mavic 2 Zoom, ou o Mavic 2 Pro, mas ambos parecem ter suas próprias vantagens e desvantagens.
Vamos começar com a principal diferença … As câmeras!
Design: Círculo vs Quadrado
Como o DJI Mavic 2 Pro e o Mavic 2 Zoom são basicamente idênticos, vamos falar da diferença entre as câmeras.
O Mavic 2 Zoom tem um ótimo design de câmera. É pequeno, simétrico e com um design arredondado, deve ser fácil encontrar filtros de lente com densidade neutra (ND) e polarizada circular (CP).
O Mavic 2 Pro tem uma câmera muito original. Por causa do tamanho maior do sensor de imagem, eles tiveram que descobrir como aumentá-lo enquanto ainda era pequeno o suficiente para caber dentro da mesma área no drone.
Para fazer isso, eles tinham que fazer o quadrado do lado de fora com uma lente arredondada menor no interior.
A câmera Mavic 2 Pro pode parecer grande em fotos, mas ao vivo é muito menor do que a câmera no Phantom 4 Pro ( sensor de 1 polegada).
É incrível que o DJI tenha conseguido encaixar um sensor tão grande em uma câmera minúscula.
Além das câmeras, esses dois drones têm um design mais elegante e aerodinâmico comparado ao Mavic Pro original. Mas de longe, você não seria capaz de ver a diferença entre eles.
As únicas grandes distinções são com relação a inserção de LEDS nos dois braços traseiros que torna o Mavic 2 mais fácil de voar quando estiver longe, e a luz LED super brilhante na parte inferior do modelo Mavic 2 Pro.
O Mavic 2 Pro tem uma lente fixa e o Mavic 2 Zoom possui uma lente de zoom.
Zoom
No Mavic 2 Zoom, você obtém um campo de visão equivalente a 24mm na extremidade maior e 48mm na extremidade estreita da faixa de zoom (2X crop).
Isso significa que você pode obter muitos tipos de fotos.
Você pode ir super wide e capturar tudo, ou ampliar para isolar seus objetivos do fundo e obter mais de uma aparência de filme.
Além disso, você pode fazer zoom digital de 2x em 1080p. Ao combinar o zoom digital e o zoom óptico, é possível obter um zoom de 4X ou um campo de visão equivalente a 96 mm. Esta é uma quantidade imensa de zoom para um drone tão pequeno.
Este é o primeiro drone consumidor da DJI a ter uma lente zoom e é o único drone consumidor que fotografa 4K com zoom óptico.
Este recurso é de extrema importância em diversas áreas. Na construção civil por exemplo, podemos fazer inspeções de estruturas com muito mais qualidade, ou mesmo em eventos, onde podemos ter fotos mais próximas sem a necessidade de sobrevoa-las.
PRO
O Mavic 2 Pro tem uma lente fixa com um campo de visão equivalente a 28mm. Não é tão largo quanto o Mavic 2 Zoom, mas também não é muito estreito.
Pessoalmente, acho que 28 milímetros é o ponto ideal para este sensor de 20 megapixels.
Você obtém um zoom digital de 1.4X em 4K, e se você recortar o vídeo 4K e soltá-lo em uma linha de tempo de 1080p, você pode obter zoom de até 2.4X, mas definitivamente verá uma perda na qualidade da imagem se você começar a diminuir a resolução aumentando o zoom.
Fotografia em ambos modelos
D-HDR
A primeira melhoria em relação ao antigo Mavic Pro é o D-HDR. Este modo tira uma explosão de fotos RAW e combina-as para obter 13 pontos de alcance dinâmico (14 paradas no Mavic 2 Pro), além de reduzir o tremido de movimento e outros artefatos que normalmente são exibidos ao fotografar com exposição tradicional.
HyperLight
Há também outro recurso semelhante ao HDR chamado HyperLight. É preciso uma série de fotos e as reúne para obter os melhores resultados à noite.
Esse recurso é especialmente bom para reduzir o ruído da imagem (os artefatos granulados que você vê ao fotografar à noite).
Embora eu tenha experimentado esse recurso, teremos que fazer mais testes para ver como ele se compara à fotografia tradicional de longa exposição.
Recursos de foto do Mavic 2 Zoom
Voltando à comparação, o Mavic 2 Zoom tem um sensor de 1 / 2.1 polegadas de 12 megapixels similar ao encontrado no Mavic Pro original, mas há alguns novos recursos que dão um grande impulso sobre o modelo antigo.
Super Res.
Além de ter uma lente zoom, o maior recurso de foto nova no mavic 2 Zoom é o Super Res
Este modo de disparo usa a lente zoom para tirar várias imagens e combiná-las em uma imagem Super Res com 4 vezes a resolução de uma foto padrão.
Isso é muito útil para a fotografia de paisagens, mas, como exige várias imagens para funcionar, você não pode usá-las para fotos com movimento. A cena precisa estar relativamente parada, sem movimento, e o drone não pode estar se movendo.
Recursos de foto do Mavic 2 PRO
A Hasselblad!!!
Antes de entrar na qualidade de imagem do Mavic 2 Pro, há algumas coisas que você deve saber sobre a câmera e como ela se relaciona com a Hasselblad. Em 2015, a DJI adquiriu uma participação majoritária na empresa de câmeras sueca Hasselblad.
Esta é uma empresa conhecida por suas câmeras de formato médio super caras, usadas por fotógrafos famosos e até mesmo pela NASA. No passado, a DJI fez um cross-branding com a Hasselblad em seus drones cinematográficos maiores, mas o Mavic 2 Pro é o primeiro produto totalmente integrado desenvolvido pela DJI com a tecnologia Hasselblad.
Então, o que é o Hasselblad? Sensores grandes, resoluções mais altas e ciência de cores superior. No Mavic 2 Pro, é exatamente isso que você recebe.
A tecnologia Hasselblad foi a primeira a voar para o espaço junto com o homem para capturar aquelas imagens icônicas que todos conhecemos tão bem. Isso não fazia parte do plano da NASA.
Sensor True de 20 Megapixels
Se a sua necessidade é uma ótima câmera, especialmente quando se trata de vídeo, o sensor de 20 megapixels cria imagens super nítidas. Mesmo que você não tenha o recurso Super Res do zoom, 20 megapixels são bons o suficiente para a maioria das situações e como os pixels são reais, você pode capturar fotos com movimento neles (algo que você não pode fazer com Super Res no Mavic 2 Zoom ).
Melhores cores
O que é ainda melhor do que a resolução é a ciência de cores Hasselblad HNCS que é incorporada. O que é o HNCS que você pergunta? Bem, é simplesmente a maneira da Hasselblad de renderizar cores precisas em qualquer situação.
Com o Mavic 2 Pro, você obtém cores incríveis prontas para uso, mas se você gravar em RAW, poderá processar esses arquivos RAW com o software Hasselblad Phocus, que fornecerá os melhores resultados de cores.
Melhores fotos com pouca luz
Se você sabe muito sobre câmeras, saberá que aumentar a resolução geralmente diminuirá o tamanho de cada pixel individual no sensor de imagem. Isso significa que cada pixel terá menos luz acertando, o que é muito ruim para o desempenho com pouca luz. Câmeras em drones como o Parrot Anafi têm muitos megapixels, mas o tamanho do sensor é exatamente o mesmo que o tamanho do sensor no Mavic 2 Zoom, então cada pixel tem aproximadamente metade do tamanho.
A câmera Hasselblad L1D-20c no Mavic 2 Pro tem um sensor de imagem de 1 polegada (tem o maior sensor de câmera em qualquer drone), então mesmo com o aumento da contagem de megapixels, cada pixel físico ainda é maior que os pixels do Mavic 2 Zoom. Isso e a tecnologia de sensor aprimorada é o que dá ao Mavic 2 Pro melhores recursos de pouca luz.
Abertura Ajustável
Um detalhe que ninguém parece estar falando é que o Mavic 2 Zoom não tem uma abertura ajustável. A lente do Mavic 2 Pro tem uma abertura que vai de f2.8 a f11. Isso proporciona muito mais flexibilidade para fotografia de longa exposição e qualquer outra situação em que seja necessário um controle de exposição mais preciso.
A única coisa que você deve estar ciente é que alterar a abertura pode ter um efeito negativo na nitidez geral de uma imagem.
Por exemplo, se você fotografar em f2.8, apenas uma pequena parte da cena será muito nítida e o fundo ficará fora de foco. Isso é chamado de profundidade de campo rasa.
Fotografar em números mais altos, como f11, fará com que tudo fique em foco, mas a imagem em geral será um pouco suave.
Se você não gosta de imagens suaves, deverá filmar em f2.8 a f5.6 para obter os melhores resultados.
Profundidade superficial de campo
Para fotografar de perto, o sensor maior combinado com a abertura f2.8 também permite que você tire o foco para obter uma aparência semelhante à DSLR. Isso era algo que anteriormente não era possível em drones de consumo.
Eaí já escolheu seu drone?