É comum cometer erros ao pilotar drones, seja você um piloto experiente ou iniciante. Mas para garantir o bom funcionamento do equipamento, e também a sua segurança, é bom tentar sempre não cometê-los.
Atualmente, o drone MAVIC PRO é um dos mais populares da DJI, para hobbystas e viajantes graças ao seu tamanho e portabilidade, devido a isso, nós trouxemos para você algumas dicas de como evitar acidentes ao pilotar o seu drone.
Quer saber quais são? Confira abaixo. Um dos grandes erros, é partir do pressuposto de que todos os sistemas de visão do drone estão ativos a todo momento. O modelo em questão conta com 5 câmeras, sendo que 4 delas dizem respeito ao sistema de visão para baixo e para frente. Ambas as câmeras ajudam na estabilidade do drone durante o voo, mas de maneiras diferentes. O sistema de visão avançada, por exemplo, ajuda para que o drone possa evitar obstáculos em sua rota frontal, tanto no modo manual no quanto no automático. No entanto, apesar da grande utilidade desses sistemas, eles não podem e nem vão evitar que um acidente aconteça em todas as situações. Um exemplo é o dos lugares que possuem pouca luz, por exemplo.
Nesses locais, os sistemas de câmeras do drone praticamente não funcionam, isso porque precisam de uma quantidade suficiente de luz para serem ativadas. Então, se você decidir pilotar seu drone Mavic PRO durante a noite, não adianta pensar que os sistemas de visão estão ativos, pois não estão, o mesmo acontece no modo esporte.
Para saber se os sistemas de visão estão de fato ativos, trouxemos algumas dicas. O LED é uma delas, também chamado de “Indicador de Status”, ele fica localizado na parte traseira do drone, e avisa através de uma luz verde quando os sistemas de visão estão inativos. Outra maneira é verificando se o ícone do sensor, que fica na primeira linha de ícones, está vermelho. Se a resposta for sim, significa que os sistemas de visão do aplicativo estão inativos.
Outro erro bastante comum é, durante o voo, não retirar a tampa e a trava do gimbal. O modelo Mavic PRO vem com 2 peças de plástico que têm como objetivo proteger o seu gimbal de danos externos. A Cover é o “capacete dos astronauta”, que protege a lente da câmera e o gimbal de danos. E a Clamp é a responsável por bloquear o gimbal durante movimentos, mantendo-o no lugar. Manter o Cover da câmera durante um voo não é um erro, mas isso depende do tipo de voo que você deseja fazer. Ele fornecerá uma proteção extra se você estiver com medo de bater em alguma coisa, e também protegerá a lente do drone de elementos como água ou poeira. No entanto, se você deseja obter uma qualidade de imagem melhor, o recomendado é retirar a tampa. Dessa forma, você pode obter o brilho da lente, o que comprometeria a qualidade de suas fotos e/ou vídeos caso a tampa estivesse suja.
Atente-se também ao Check-point, veja se seu Mavic está conectado com o número de satélites suficientes para retornar ao ponto de partida caso tenha algum problema, analise a condição climática e o local de decolagem
Outra dica bastante importante é nunca esquecer de colocar o Clamp do gimbal após o seu voo. Caso contrário, as chances de que ele se mova durante o transporte são muito grandes, e isso pode danificar o drone.
Bons Voos.