Os drones chegaram para marcar uma nova era na revolução das tecnologias. Uma prova disso é o estudo feito pela Administração de Aviação Federal dos Estados Unidos, onde, em 2010, mostrou que até 2020 haveria cerca de 15 mil drones. Hoje, em 2017, esse número é considerado a venda mensal de drones no país.
Quando usados com responsabilidade e conhecimento técnico, os drones são bastante seguros. No entanto, em Portugal, por exemplo, os acidentes, desde 2015 vêm só aumentando. Em 2015 foram registrados 5, em 2016, 20 acidentes e agora, em 2017 foram registrados, até o momento, 11.
Fizemos esse post para alertá-lo dos 5 acidentes mais comuns que podem acontecer, seja por falha humana ou por falha técnica.
FALHA DE COMUNICAÇÃO
Segundo pesquisa realizada pela School of Engineering e Edith Cowan University, nos Estados Unidos, ficou comprovado que a maior causa de acidentes ou incidentes com drones é a falha da comunicação. Dos 150 acidentes estudados e analisados, 64% deles sofreram com falhas técnicas. O problema de comunicação é entre o controle remoto e o sistema da aeronave, que é pilotada remotamente. Quando a aeronave não responde mais aos comandos, pode ficar desgovernada e atingir um ser humano ou cair em um local de forma brusca e quebrar o drone.
Para evitar falhas na comunicação entre o drone e o rádio controle, opere o drone sempre no campo visual, mantenha seu rádio controle apontado para drone, ou as antenas do rádio para o drone. Faça um plano de voo para verificar qual será a rota de voo do drone e se ele entrará em uma zona onde poderá perder a comunicação.
Por fim, durante a pilotagem, atente-se ao sinal entre rádio controle e o drone, se estiver ficando amarelo é sinal que se você se distanciar mais, perderá a comunicação.
COLISÃO COM AERONAVES TRIPULADAS
A colisão pode ocasionar um gravíssimo acidente e matar centenas de pessoas. Por isso, a ANAC (Autoridade Nacional de Proteção Civil) definiu regras de voo dos drones. A aeronave não tripulada não é permitida a fazer sobrevoos próximos a aeródromos. Além disso, são proibidos voos verticais acima de 120m, somente mediante a autorização.
FALHA HUMANA
Atualmente, qualquer pessoa pode ter um drone e não é necessário ter nenhuma habilitação, o que torna a falha humana uma causa bastante comum de acidentes. E acredite, um acidente com drone e humanos pode ser fatal ou ocasionar a perda da visão, por exemplo. Esse caso aconteceu com um bebê britânico, onde o amigo da família pilotava um drone, no intuito de diversão, perdeu o controle e atingiu o bebê, que perdeu um dos olhos devido ao acidente. Todo o cuidado é pouco e um acidente de drone pode acontecer em poucos segundos. É preciso estar atento a todo o momento, como se estivesse, de fato, dirigindo um avião ou um automóvel.
Se você está realizando seu primeiro voo, procure locais abertos, longe de pessoas e objetos que você possa colidir. Efetue os movimentos de maneira tranquila sem afobação.
Faça um check-list de todas as configurações.
IRRESPONSABILIDADE HUMANA
Nos Estados Unidos, os drones vêm sendo um dos presentes de Natal mais comprados para as crianças. Com 100 dólares é possível adquirir um por lá. A prova de que os drones, nas mãos das crianças, são muito perigosos são os tweets escritos pelas próprias crianças ou pelos pais contando que o drone bateu na parede e destruiu, que o drone se perdeu e o controle remoto não se comunica mais e a criança perdeu o “brinquedo”. É preciso ter a responsabilidade e consciência de que o drone não é brinquedo, e, sim, uma aeronave não tripulada pilotada.
DESCONHECIMENTO E DESRESPEITO ÀS LEIS
No dia 2 de maio 2017, foi publicado que as regras da ANAC para o uso de drones entraram em vigor. O objetivo principal é prezar pela segurança do espaço aéreo e das pessoas para todos os tipos de uso de drones: recreativo, corporativo, comercial ou experimental. O não seguimento das regras pode ocasionar acidentes.
Por isso, hoje, há cursos on-line e presenciais onde você poderá aprender como pilotar um drone com segurança seguindo as leis e também de forma segura para garantir seu investimento.
Conheça nossos cursos clicando neste link